Winamp – um belo achado

Olá pessoal,

O winamp é um player de música e vídeo bastante conhecido em todo o mundo. Muitos usuários tem o dito programa em suas máquinas lado a lado com os mais usados, ou pelo menos mais distribuídos Media Player, em suas versões padrão e classic, e, talvez, o Real Player. Mas o caso é que o Winamp é um bom aplicativo no Windows, e fiquei curioso de saber o que o Winamp teria a oferecer na plataforma móvel do Google.

Primeiro de tudo, é preciso destacar que o teste foi feito no Motorola razr d1, com sistema operacional Android 4.1.2. Embora o Winamp funcione com Android a partir da versão 2.1, não sei se é acessível nas versões abaixo da 4.0.

A interface do Winamp é super amigável e fácil de navegar na tela touch. Na parte de cima existe uma barra em que podemos selecionar entre músicas, artistas e álbuns. Um pouco abaixo do lado esquerdo existe um ícone para acessar nossas playlists, na minha opinião o grande diferencial do Winamp em relação ao music padrão do Android. Mais abaixo na tela existem alguns ícones do fabricante.

Uma coisa que achei super legal foi a forma de criação de play lists.
Caso selecione álbuns, por exemplo, você pode dar dois toques no álbum, segurando no segundo toque. Abre-se um menu por onde você pode adicionar todo o álbum a uma playlist. No diálogo seguinte você pode selecionar uma playlist ou criar uma do zero. Feito isso, todas as músicas do álbum são adicionadas a play list. Você também pode criar listas temporárias, enfileirando músicas e álbuns através desse duplo toque.

Mais uma coisa a ser observada é o seguinte. Existe uma barra na parte de baixo da tela com cinco botões não etiquetados um ao lado do outro. Andando da esquerda para direita fica da seguinte forma:

  • Botão 1: volta para a lista de músicas, ou lista de reprodução, conforme o caso.
  • Botão 2: música anterior.
  • Botão 3: pausar/reproduzir.
  • Botão 4: próxima música.
  • Botão 5: baixar músicas ou comprar. Essa opção não testei.

Na verdade, o programa é tão simples de usar que não é necessário grandes explicações. A maioria dos botões estão etiquetados. Então, se você estiver procurando um programa para gerenciar suas play lists, o Winamp é um belo achado, com certeza.

Escrito por Raphael Gomes

4 pensou em “Winamp – um belo achado

  1. É verdade. Instalei o aplicativo, e todas as qualidades ressaltadas nesta postagem estão lá. Mas eu não estou conseguindo fazer uma coisa extremamente simples: pausar o áudio. Tem algum botão etiquetado que eu não tenha visto, ou essa função tem que ser ativada com macete? Obrigado e parabéns pelo blogue.

    • Olá Marcello,
      acabei de acrescentar no post, os botões que não estão etiquetados. O Raphael Gomes me mandou a sequencia.
      Muito obrigado pelas palavras sobre o blog. Ele é de todos nós!
      Abraços

  2. Existe a possibilidade de escolhermos uma pasta para que o programa a possa reproduzir integralmente ou ele trabalha apenas com as tags que indicariam álbuns?

Deixe uma resposta